Casan volta a operar sistema de abastecimento de água
-
Borcioni aponta que negociações com a Casan serão retomadas para que o serviço volte a ser prest -
O Poder Público Municipal de Campo Erê encaminhou à Câmara de Vereadores um Projeto de Lei, aprovado pelos legisladores, para a Casan retomar os trabalhos na área urbana. Com a medida, a Casan deve assumir o controle da distribuição e abastecimento de água para os usuários do sistema.
Segundo o prefeito Rudimar Borcioni (PT), o convênio entre a Casan e o município estava vencido há quase cinco anos. “Entendemos que a Casan presta serviço de qualidade em nosso município. Ela está há mais de 30 anos prestando esse serviço de abastecimento de água potável”, relata.
Para o prefeito, esse não seria o momento ideal para discutir sobre a possibilidade de municipalizar o sistema de abastecimento de água. Na opinião de Borcioni, o município passou por um período conturbado, em virtude das duas eleições, por isso, entendeu-se não ser o momento adequado para discutir junto com a comunidade. “Como estamos com essa dificuldade, decidimos reativar o convênio com a Casan”, afirmou.
Em virtude de a matéria ter transitado pela Câmara, o próximo passo é a assinatura do contrato de gestão e o convênio para execução dos serviços. Borcioni acredita que em dois meses os documentos sejam assinados e a Casan passa, formalmente, a operar o sistema.
Ele comenta que será feita uma negociação com relação aos serviços, a participação da Casan e os benefícios que ela pode dar ao município. “Vamos tentar ampliar o serviço para pelo menos duas comunidades do interior, essa é a nossa pretensão. Isso nós vamos discutir, agora, na ´firmatura´ do convênio”, salienta. As duas comunidades, com interesse em estender a rede de distribuição de água são: Doze de Novembro e Capetinga.
Borcioni explica que o convênio abrange o saneamento básico. Porém, salienta a necessidade do Poder Público Municipal fazer a sua parte na apresentação dos projetos junto ao Governo Federal e a Funasa, para captar os recursos para execução de, eventuais, obras no setor.
Deixe um comentário